Notícias

Home / Informação / Notícias / Confederações patronais defendem reforma trabalhista para modernizar lei e gerar emprego

Confederações patronais defendem reforma trabalhista para modernizar lei e gerar emprego

09 March 2017
|
2 comentários
Postado por : José Lazaro de Sá

Para representantes de entidades, proposta traria também mais segurança jurídica às relações de trabalho

 

Dirigentes de confederações patronais defenderam nesta quarta-feira (8) a proposta de reforma trabalhista (PL 6787/16) para modernizar a legislação e retomar a geração de empregos no Brasil.

 

Eles participaram de audiência na comissão especial que analisa o projeto. 

 

Para o gerente de Relações Institucionais da Confederação Nacional das Instituições Financeiras (CNF), Damião de Morais, a atualização da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) ocorre em consequência da crise de emprego e para modernizar as relações no mercado.

 

“Caminhamos para 14 milhões de desempregados. É um número que choca. E grande parte dos problemas são de leis que protegem muito o trabalhador, mas retiram o emprego”, disse Morais, para quem os sindicatos já têm maturidade suficiente ao conseguir aumentos superiores à inflação em negociações coletivas.

 

Segurança jurídica

 

O assessor jurídico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Cristiano Zaranza, disse que a proposta garante segurança na relação entre patrões e empregados. “O grande clamor desse projeto é dar um pouco mais de dinâmica no mercado de trabalho, nas relações de trabalho, e isso passa por um cenário de segurança jurídica", afirmou.

 

O representante da CNA criticou a possibilidade, prevista no texto, de vantagem compensatória ao trabalhador quando houver flexibilização de algum direito previsto em lei por negociação coletiva.

 

“É onde o Judiciário vai se pautar para anular qualquer instrumento. Normalmente negociamos por bloco. Isso não nos atende”, afirmou. Pelo projeto, caso a flexibilização seja anulada pela Justiça, também será anulada a vantagem compensatória correspondente.

 

Negociação trabalhista


O presidente do Conselho de Relações do Trabalho da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Alexandre Furlan, defendeu que o texto seja focado no fortalecimento da negociação trabalhista. “O escopo do projeto, cuja base é a negociação coletiva, está bom. Tenho receio de muitos ajustes, emendas que acabem por desnaturar por completo”, afirmou. Segundo ele, sem muitas alterações, o texto terá mais chances de aprovação.

 

Pela proposta, o acordo coletivo vai prevalecer para 13 pontos específicos, entre eles plano de cargos e salários e parcelamento de férias anuais em até três vezes.

 

Para o representante da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Ivo Dall'acqua Júnior, a reforma trabalhista traz a possibilidade de negociar como os diretos dos empregados serão usufruídos. “O projeto traz a possibilidade de negociar com os trabalhadores vinculados e definir a forma como trabalhar”, disse. “Abre essa possibilidade e diz para o Judiciário: até aqui pode, e cabe a nós, trabalhadores e empregadores, fazer com que isso evolua.”

 

Normas rígidas

 

Para a assessora trabalhista da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Danielle Bernardes, as normas vigentes são rígidas, muito protetivas e as principais causadoras da estagnação econômica. “Mais importante do que a proteção do trabalhador é a proteção do emprego. E para proteger o emprego é preciso proteger a empresa”, avaliou.

 

Bernardes afirmou ainda que a melhoria na economia depende de vários fatores, mas o custo do emprego é um entrave para a criação de vagas. Íntegra da proposta: PL-6787/2016

 

Fonte: Agência Câmara Notícias adaptada por S & A Advogados

Comentários (2)

Avatar do usuário

Amauri dos Santos Replicar

Os depoimentos de cada Entidades são importantes, pois dentro de um consenso teremos forças para atingirmos nossos objetivos.

Avatar do usuário

José Lázaro de Sá Replicar

Caro Sr. Amauri, concordamos com seu entendimento. O diálogo é o caminho para o esclarecimento e evolução de qualquer processo, aliado à ações propositivas. Agradecemos sua prestigiosa atenção. S & A ADVOGADOS

Deixe um comentário

código de verificação

Digite o código acima no campo abaixo