
Pequenas ideias grandes controvérsias...
Quem nunca teve a ideia de abrir o próprio negócio? Inquestionavelmente, milhares de pessoas já pensaram ou pensam nessa possibilidade.
Segundo recente pesquisa realizada pelo Instituto Data Popular, publicada em 23/06/2015, 38,5 milhões de brasileiros pretende iniciar o próprio negócio.
Se considerarmos que 10% destas intenções se concretizem, veremos em prática nada menos que 3,85 milhões de novos negócios que poderão ou não se tornar grandes empreendimentos.
Junto com a nova empresa nascem contratos, responsabilidades e expectativas de diferentes partes interessadas (os stakeholders), que partem desde os próprios sócios a fornecedores, bancos, empregados, consumidores, poder público, dentre outros, tornando essa decisão ainda mais desafiadora e arriscada.
Por essas razões que aos novos empreendedores cabe providências preliminares não só para potencializar o êxito de suas ideias, mas também para amenizar os riscos de se tornarem no futuro grandes controvérsias, objeto de disputas judiciais.
Então aqui já ficam as primeiras dicas. Estude o mercado no qual pretende atuar e pesquise alternativas de financiamento.
Dispor de reservas próprias para compor o caixa da empresa nos primeiros meses será um diferencial, assim como contar com sócios ou parentes para ter acesso a capital de baixo custo. A persuasão nas negociações também será fundamental. Conforme seu campo de atuação os prazos obtidos junto a fornecedores terão impactos positivos.
Fundamentalmente, escolha bem seus parceiros e estabeleça regras claras de responsabilidades, metas e distrato, por escrito. Ainda que deseje formar sua empresa com aquele amigo de infância em quem confia incondicionalmente não deixe de formalizar as regras que valoriza e que entende necessárias para que os objetivos sejam alcançados, regras estas que não se confunde com o contrato societário mas o antecede, medidas que representam profissionalismo e compreensão sobre a natureza humana sujeita a tantas variações com o tempo, capazes de amenizar muitas controvérsias.
Publicado originalmente por Conte Com as 3 em 15 de julho de 2015
Deixe um comentário