Inovação

Home / Inovação / Viaduto Plínio de Queiroz é reaberto para carros compartilhados

Viaduto Plínio de Queiroz é reaberto para carros compartilhados

09 janeiro 2017
|
0 comentários
Postado por : José Lazaro de Sá

Desde a sexta-feira (06), veículos com duas ou mais pessoas podem circular no local de segunda a sexta, das 5h às 21h.

 

A Prefeitura de São Paulo liberou, a partir desta sexta-feira (6), a circulação de carros com dois ou mais passageiros no viaduto Doutor Plínio de Queiroz, sobre a Praça 14 Bis, na avenida Nove de Julho. A medida faz parte do programa Vamos Juntos e busca incentivar o compartilhamento de veículos na cidade.



Com a nova regra, carros com duas ou mais pessoas podem trafegar pelo viaduto das 5h às 21h, de segunda a sexta. Aos sábados, a circulação dos automóveis compartilhados será permitida das 5h às 15h. Nos demais horários, domingos e feriados, o tráfego será liberado para todos os veículos. A circulação de ônibus no local será mantida sem prejuízo aos passageiros.



“Queremos criar em São Paulo um programa de melhoria do uso do automóvel. A média de ocupação do carro é de 1,7 passageiro por veículo. Os carros andam vazios. Se a gente incentivar o uso compartilhado do automóvel, nós vamos melhorar o trânsito, melhorar o meio ambiente, sem investimento público”, explicou o secretário municipal de Mobilidade e Transportes, Sérgio Avelleda.



Para orientar os motoristas, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) instalou sinalizações por toda a avenida Nove de Julho informando os horários de liberação dos carros compartilhados e as novas regras para circulação de veículos no viaduto, por meio da colocação de faixas e painéis eletrônicos de mensagens.



No início, agentes da CET também permanecerão no local para orientar os motoristas. O objetivo é esclarecer sobre o compartilhamento de carros e permitir que todos tenham um período de adaptação com as novas regras. 



“Nas primeiras duas semanas, vamos orientar os motoristas, e quem eventualmente desobedecer a orientação receberá em casa uma carta pedindo que colabore com o programa. Em seguida, evidentemente, vamos ser obrigados a cumprir a lei e aí fiscalizar. Mas vai melhorar para todo mundo. Quem estiver sozinho no carro também vai sentir uma queda no trânsito abaixo do viaduto, e quem estiver acompanhado passará mais rápido utilizando o viaduto. E o ônibus mantém a sua velocidade, porque há espaço para esta ocupação”, afirmou Avelleda.

 

Fonte: Prefeitura de São Paulo

Seja o primeiro a comentar!

Deixe um comentário

código de verificação

Digite o código acima no campo abaixo