
Lucros ??? Uma divisão que multiplica
Em outra oportunidade, em artigo intitulado “Pequenas ideias grandes controvérsias...”, publicado no portal "Conte Com as 3" e aqui replicado, falamos da importância de se estabelecer regras prévias e claras entre sócios que pretendem iniciar um negócio, o que não é tarefa simples, convenhamos.
Dentre todas as preocupações que uma sociedade iniciante enfrenta o tema “divisão de lucros” certamente está entre os mais emblemáticos, sobretudo em uma empresa de serviços que depende da vontade e do talento de seus sócios.
Eis aí o desafio, desenvolver uma regra que estabeleça a divisão dos resultados da empresa de forma justa e que ao mesmo tempo funcione como estímulo para os sócios.
Diante deste dilema, compondo uma empresa do setor de serviços e não conseguindo identificar um formato que pudesse ser replicado, desenvolvemos nossa própria fórmula, simples, e baseada na meritocracia.
Fizemos uma planilha no Excel na qual criamos categorias e critérios para cada sócio alcança-las, e assim apurar sua participação nos resultados da empresa.
Basicamente, aplicamos a graduação, cursos de especialização, tempo de experiência em áreas determinantes para a empresa, fechamento de contratos e comprometimento com o desempenho das atividades e com a satisfação do cliente como critérios definidores das cinco categorias, ou dos cinco “AAAAA” que aplicamos.
Assim, considerando todos os sócios no nível “AAA”, um contrato de 10 mil reais conquistado por um destes daria o direito a 4 cotas, sendo 3 da categoria e uma de honra pelo êxito, e 3 cotas para cada um dos outros sócios.
Eis ai uma fórmula de divisão que no nosso ver pode multiplicar os resultados da empresa, porque estimulam e premiam o engajamento.
Publicado originalmente por Conte Com as 3, em 25 de abril de 2016
Deixe um comentário